Últimos posts

PUBLICIDADE


C U R I O S I D A D E S

Você conhece a origem da palavra Barbante?
O que sabemos é que hoje temos diversos tipos de barbante com várias cores e texturas e até mesmo de materiais diferentes, na verdade nem tudo que chamamos de barbante é na verdade  barbante.
Temos muitos materiais que são popularmente chamados de barbantes, mas na realidade são algodão, sintéticos, ou outros tipos de materiais, até mesmo a garrafa pet pode ser transformada em fio.
Pra satisfazer minha curiosidade fiz uma breve pesquisa e encontrei essa matéria na revista veja, achei bem interessante, por isso resolvi trazer aqui para vocês. 


O ducado de Brabante, estabelecido em 1183 numa região hoje dividida entre a Holanda e a Bélgica, destacou-se internacionalmente por sua pujante indústria têxtil baseada em fibras de cânhamo – ele mesmo, o arbusto (Cannabis sativa) que dá a maconha e o haxixe. A fibra vinda de Brabante, por sua resistência, também era usada como cordão de amarrar embrulhos.
O fio de Brabante tornou-se tão popular que virou apenas barbante, substantivo comum – com uma metátese (troca de lugar de fonemas ou sílabas dentro de uma palavra) deslocando a posição do r. A palavra estreou em nossa língua no início do século 16. Algo semelhante ocorreu em espanhol, que tem o vocábulo bramante, de idêntico sentido.
Naturalmente, em pouco tempo já não importavam a matéria-prima e a procedência do cordão – barbante era barbante e pronto. Como se vê, não é uma invenção de nossa época, esse tempo de gilete, chiclete e xerox, o processo pelo qual o sucesso comercial de determinado produto acaba por transformá-lo em substantivo comum.
Resultado de imagem para fotos de barbantes circuloResultado de imagem para fotos de barbantes circuloResultado de imagem para fotos de barbantes circuloResultado de imagem para fotos de barbantes circuloResultado de imagem para fotos de barbantes circuloResultado de imagem para fotos de barbantes circulo

0
Comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *